É Tudo Verdade – “Loucas Mulheres” de María Elena Wood :)

a longa relação amorosa entre a poeta chilena Gabriella Mistral (1889-1957) e a americana Dana Davis é tema do documentário Loucas Mulheres, da cineasta María Elena Wood, atração da 16ª edição do Festival de documentários É tudo Verdade, que começa nesta sexta-feira 1 em São Paulo e no Rio de Janeiro.

a  homossexualidade de Gabriella, única mulher latino-americana a ganhar o prêmio Nobel de Literatura, sempre foi assunto tabu no Chile e o seu relacionamento com Dana permaneceu envolto em mistério. O documentário realizado pela diretora chilena María Elena baseia-se em centenas de cartas e cadernos, 35 fitas de áudio e vários filmes em 16 milímetros, que trazem os últimos dez anos de vida da poeta.

após a morte de Dana em 2006, tudo isso ficou sob os cuidados de sua sobrinha, Doris Atkinson. A cineasta teve acesso a todo esse material para criar Loucas Mulheres. além de iluminar a intimidade entre as duas mulheres, o filme revela uma outra Gabriella, mais doce, alegre e feminina que a figura sóbria e fechada que se conhecia até então. “a imagem que nós temos no Chile de Gabriela Mistral é a de uma estátua, uma mulher sem tonalidades, cinza”, diz María Elena.

É Tudo Verdade – 16º Festival Internacional de Documentários

São Paulo e Rio de Janeiro – 31 de março a 10 de abril. Mais informações pelo site www.itsalltrue.com.br

viaqui

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: