Fotografia – Exposição – alexander Ródtchenko

aleksandr Ródtchenko não foi apenas um fotógrafo. Seus experimentos gráficos ressoaram na literatura, no teatro, no cinema e nas artes plásticas. Na exposição “Aleksandr Ródtchenko: Revolução na Fotografia”, que chega à Pinacoteca neste sábado (19), depois de passar pelo Rio de Janeiro, por Berlim e por Londres, o público pode conferir o olhar enviesado do artista russo.

Com curadoria de Olga Svíblova, as 170 obras em cartaz, produzidas entre 1924 e 1954, compõem um recorte expressivo de seu trabalho. Imagens de parentes e amigos como o poeta Vladímir Maiakóvski misturam-se a retratos de esportistas em ação, cartazes de filmes e ilustrações.

Nada é retratado em tom documental. Os enquadramentos inusitados e as linhas diagonais dão uma estética pessoal à sua produção. “A luta dele foi para a fotografia deixar de ser um documento para virar arte”, diz o curador de fotografia da Pinacoteca, Diógenes Moura.

Ele destaca uma série de oito imagens feita por Ródtchenko no circo, na qual o artista dá ao ambiente uma atmosfera de sonho. “Esse estranhamento era proposital para provocar o público”, diz Moura.

Pinacoteca – pça. da Luz, 2, Bom Retiro, centro, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3324-1000. Ter. a dom.: 10h às 17h30 (c/ permanência até as 18h). Abertura 19/2. Até 1º/5. Livre. Ingr.: R$ 6 (grátis p/ menores de dez e maiores de 60 anos, e sáb.). Estac. grátis.

viaqui: http://guia.folha.com.br/exposicoes/ult10048u877610.shtml

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: