Cinema – “A árvore” (The Tree) de Julie Bertucelli

Logo nas primeiras seqüências do filme “a árvore”, de Julie Bertucelli, é possível perceber o grau de realismo fantástico que nos espera. Uma grande casa é levada em uma carreta estrada a fora pelo deserto da Austrália. A cena é no mínimo estranha, pelo menos para quem não está acostumado a ver alguém mudar e levar a própria casa. O trajeto árido e o balançar da casa em movimento propõem uma fotografia melancólica e a promessa de que a casa também será uma personagem importante na história.

a atmosfera fantástica do filme não fica por aí, a partir da morte repentina do pai, Peter (aden Young), sua família não encontra o caminho para voltar à rotina e, guiados pela filha caçula, Simone (Morgana Davies), eles estabelecem uma relação místico-fantasiosa com uma grande figueira. Acontecimentos misteriosos relacionados à grande árvore, que parece sempre a espreita dos acontecimentos da família, reforçam a crença de Simone de que o pai morto agora é a árvore.

a ausência provocada pela morte e a dor silenciosa que Dawn (Charlotte Gainsbourg) e seus quatro filhos sentem são compartilhados pelos ruídos que o vento provoca na árvore que, austera, se impõe à retomada da vida daquela família.

Julie Bertucelli, sempre lembrada por ter sido assistente de Kieslovski, mostra com mais um trabalho interessante que, apesar da influência do grande mestre polonês, seus filmes trazem algo seu. A morte e suas conseqüências na vida de quem fica sempre foram temas muito caros ao diretor Kieslovski, assim como suas pausas são lembranças que Bertucelli nos traz de um diretor que nos dava um cinema em que se era permitido respirar.

viaqui: http://www.jblog.com.br/leiacinema.php?itemid=25510

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: