Livro – “Cinema e Loucura”

Em tarefa pioneira, J. Landeira-Fernandez e Elie Cheniaux escreveram “Cinema e Loucura”, novo livro da Artmed Editora.  Os autores estudaram os personagens do cinema clássico e moderno para auxiliar o leitor a compreender os mecanismos dos transtornos mentais retratados nos mais diversos filmes. “O cinema já vem sendo utilizado com certa frequência em várias universidades do Brasil e do exterior como um importante recurso acadêmico. Filmes podem motivar o aluno, aumentando seu entusiasmo para a compreensão de conteúdos complexos na área da psicopatologia, tornando o aprendizado mais agradável”, contam Landeira e Cheniaux.

Um estranho do ninho, Meu nome não é Johnny, Uma mente brilhante, Clube da Luta. Esses são alguns dos mais de 180 filmes analisados por Elie Cheniaux, professor do Instituto de Psiquiatria (IPUB) da UFRJ, e J.Landeira-Fernandez, docente da PUC-RJ, no livro Cinema e Loucura: Conhecendo os transtornos mentais através dos filmes, lançado no último dia 2 de junho, pela editora Artmed.

Em 287 páginas, os pesquisadores esmiúçam, com sobriedade, os transtornos mentais cognitivos, psicóticos, dissociativos e sexuais que já serviram como pano de fundo para obras do cinema. A abordagem cinematográfica da dependência ao álcool e a outras drogas também foi objeto de pesquisa no livro. A intenção é permitir ao leitor compreender como funcionam os desvios mentais que causam sofrimento a tantas pessoas no mundo.

Veja entrevista com os autores do livro  aqui

Serviços
Livro:
“Cinema e Loucura”
Autores: J. Landeira-Fernandez e Elie Cheniaux
Formato: 16 x 23
Páginas: 228

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: