Cientistas desenvolvem tecido a prova de balas e explosões

Cientistas da Universidade de Exerter, no Reino Unido, criaram um super tecido que é capaz de se tornar mais grosso e forte depois de esticado. A cortina é baseada em uma fibra denominada Auxetic que tem elasticidade semelhante a pele dos gatos.

Ela é composta por uma filamento com propriedades elásticas que serve de núcleo ao fio, no qual é tecido ao seu redor é outro material muito resistente. O resultado disso é uma linha que, quanto tensionada, se endireita, fazendo com que a fibra elástica que se encontra no centro, se projete para fora, aumentando o diâmetro do tecido. a imagem abaixo esclarece tudo.

Essa tecnologia foi desenvolvida a fim de resistir a impactos e tornar-se uma superfície intransponível em explosões ou acidentes com materiais que se estilhassem, como vidro, por exemplo.

O tecido não se torna uma barreira a ponto de reter água, entretanto, os poros que há quando ele é tensionado são muito pequenos, sendo o suficiente para barrar detritos de possíveis explosões. Além de servirem para a dissipação das ondas que um evento como esse pode emitir, evitando que o material se rasgue.

Os objetivos dos cientistas são também voltados para indústria de guerra, afinal, lá é onde se encontram os maiores recursos.

A aplicação dessa tecnologia neste ramo se dá, além de servir como tecido anti-explosão, o conceito de tecelagem da cortina pode ser aplicada em curativos de guerra, onde ele terá muito mais resistência aos movimentos que o paciente se propor a fazer. Os poros que ele apresenta, por exemplo, servirão para a inserção de possíveis antibióticos. Isso tudo sem contar que ele poderia ser capaz de resistir a balas, em uma versão com aplicação da nanotecnologia.

Os cientistas responsáveis pela Auxetic criaram uma empresa só para comercializar o produto, a Auxetx Ltd, onde venderá as primeiras levas para prédios sujeitos a ataques terroristas ou possíveis furacões.

viaqui: mundotecno

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: