Galáxia produz 250 sóis por ano!

Descoberta por acaso, uma galáxia a 10 bilhões de anos-luz produz estrelas 100 vezes mais rápido do que as galáxias mais novas. Batizada de SMM J2135-0102, ela gera cerca de 250 sóis todos os anos.

Astrônomos utilizavam o telescópio Atacama Pathfinder Experiment (APEX), no Chile, para observar um aglomerado de galáxias (cluster) quando perceberam um brilho intenso.

Ao analisar as imagens, eles descobriram a existência deste corpo desconhecido… Mas como era possível observar em tantos detalhes algo que ocorreu há tanto tempo? Afinal, cada ano luz de distância representa também o tempo que aquela imagem levou para chegar até nós.

Graças a um alinhamento fortuito, a galáxia recém descoberta estava sendo amplificada pelo cluster, fazendo com que os pesquisadores enxergassem detalhes do que aconteceu há 10 bilhões de anos como se estivessem a apenas algumas centenas deles.

Este fenômeno já havia sido previsto na teoria da relatividade de Albert Einstein. Devido à sua enorme massa e sua localização entre a nossa visão e as galáxias mais distantes, os clusters galácticos agem como lentes gravitacionais eficientes. Eles curvam a luz e podem produzir efeitos interessantes como distorções ou multiplicação de imagens.

O acaso permitiu que, pela primeira vez, astrônomos medissem diretamente o tamanho e brilho de regiões de nascimento de estrela em uma galáxia distante.

via: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/galaxia-produz-250-sois-por-ano-22032010-18.shl

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: